quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Rio está, literalmente, um rio. Mas, temos copa, olimpíada...

A imagem abaixo mostra os reflexos do descaso e péssima aplicação do dinheiro público.


A foto, da Ag. Reuters, mostra as ruas do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, tomadas pela água e pela lama.

Siga a matéria "CHEGA A 102 O NÚMERO DE MORTOS POR CAUSA DA CHUVA NO RIO" no site de notícias G1, da Globo.

Poderia falar aqui sobre o dinheiro do pré-sal, mas não é a hora. Quero me referir ao descaso público feito pelo senhor Presidente Luiz Inácio da Silva e várias outras autoridades de todas as esferas e gêneros, do esporte ao mundo religioso. Para se trazer a copa do mundo de 2014 para o Brasil e as olimpíadas de 2016 para o Rio, essas pessoas, juntamente com todos os meios de comunicação, fizeram o maior estardalhaço, moveram mundos e fundos.

Pois bem, a copa vem aí, as olimpíadas também. E daí? E se chover durante a copa e alagar o Maracanã? Pior, e se alagar o Rio? Bonito, não é? CADÊ A INFRAESTRUTURA QUE JÁ DEVERIA ESTAR PRONTA PARA A COPA? Bom, mas, e se chover durante as olimpíadas? E se a chuva molhar a barba de alguma autoridade lá de fora? Seria bom, então, alguém daqui do Brasil já tratar de por as barbas de molho...

Outra coisa que me incomoda com relação a tudo isso é que, se pensarmos que temos todo esse dinheiro para pagar copa e olimpíada, então, temos dinheiro para a SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, BEM ESTAR SOCIAL e algumas outras coisinhas que eu possa ter esquecido. O que? Para essas coisas é mais difícil? Tem que ver se está no orçamento?

Pois é, as olimpíadas vêm aí, e o povão tá por aí, morrendo nas filas dos hospitais públicos, vitimados pelo atendimento precário e quase inexistente.

E não adianta me encher o saco ou vir me criticar, dizendo que não é bem assim. Se não acredita, tira essa porcaria de máscara de brasileiro feliz e vai para um posto de saúde de um bairro pobre e fica observando o que acontece. Isso vale prá vocês também, senhores GOVERNADORES, PREFEITOS, ETC..., mas especialmente para Vossa Excelência, senhor Presidente Luiz Inácio da Silva, que foi quem mais comemorou com essa história de olimpíada.

Um assunto como esse deveria passar por aprovação popular, e não ser ditado por meia-duzia de mequetrefes que têm a mídia na mão.

Decidiram por mim e por todos os outros brasileiros, mas ninguém nos consultou. Agora, vamos todos ter que enfiar goela abaixo essa copa e essa olimpíada, e fingir que estamos felizes com tudo isso. Só sei de uma coisa. É bom que todas essas autoridades e pessoas que tanto defenderam a vinda da copa e da olimpíada para cá tratarem de dar uma solução para essa situação no Rio e para todos os outros problemas pelo Brasil afora. Se para uma coisa tem dinheiro, para as outras também tem que ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário