quarta-feira, 4 de agosto de 2010

E nevou no sul do Brasil






Acompanhe a matéria de origem: G1 - Neva em Cambará do Sul, no RS


E, finalmente em 2010, nevou no Sul do Brasil. Foi uma festa, um corre-corre, com muita gente de outros cantos, mais quentes, pensando em largar tudo e "despencar Brasil abaixo", só para ver a tal neve. Impressionante.

Sou do sul, mais especificamente de Curitiba/Pr, e já conheço neve. Devo admitir que quando tomei contato com aquela coisa gelada, de um frio de doer nos ossos, fiquei maravilhado. Minha intenção era a de sair correndo para fora e fazer tudo o que eu via outras pessoas fazerem na televisão. Seriam bonecos de neve, passeios com os pés afundando naquele tapete branco, briga de bolas de neve, etc. Eu queria tanto aquilo e sai de casa. Ah! Ninguém me seguraria. Cinco minutos depois, voltei para dentro e me coloquei ao lado do fogão e enrolado a um cobertor. Aquilo, a tal neve, era horrível.

Acho, por vezes, que a neve está na cabeça de alguns ignorantes. São pessoas que teimam em não querer ver a realidade em que vivemos. As duas fotos que ilustram esta crônica que você está lendo, mostram bem como a coisa funciona. Na primeira foto, a montanha (em Santa Catarina) está maravilhosamente nevada, uma fartura de beleza aos olhos, enquanto que na segunda foto, temos a triste realidade de uma parcela da população que não suportaria ter contato com essa beleza toda, provocada pela neve.

Por que a segunda foto está menor em relação à primeira? Simples. É a foto de um indigente encontrado morto, pela manhã e diante de uma loja de roupas. E ele nem estava em alguma cidade muito fria. Optei pela foto pequena, tentando chocar menos. Trágico? Não, realidade.

Antes de você desejar intensamente a neve, lembre daqueles que não a suportariam. E, de mais a mais, se você não tem dinheiro para se agasalhar direito, por que cargas d'água você quer neve? Para passar frio? Ah! Você tem dinheiro de sobra... então a conversa muda. A pergunta passa a ser outra, então: Por que você não pega todo esse dinheiro e não desaparece para algum lugar que seja frio por natureza e, assim, para de gorar nossa situação, que já é por demais ruim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário